EUA vão endurecer regras de pedidos de asilo na fronteira com México

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – Os Estados Unidos vão publicar amanhã uma nova regra para colocar mais restrições e dificultar os pedidos de asilo por imigrantes na fronteira com o México, de acordo com comunicado divulgado pelo Departamento de Segurança Interna e pelo Departamento de Justiça norte-americanos.

muro
Agente norte-americano na fronteira dos Estados Unidos com o México. Foto: Divulgação/ Casa Branca

A regra visa a “adicionar uma nova barreira à elegibilidade para asilo para um estrangeiro que entra ou tenta entrar nos Estados Unidos através da fronteira Sul, mas que não solicitou proteção contra perseguição ou tortura onde estava disponível em pelo menos um país terceiro” através do qual ele ou ela transitou para os Estados Unidos, diz a nota.

De acordo com o secretário em exercício do Departamento de Segurança Nacional, Kevin McAleenan, embora o financiamento suplementar conquistado tenha sido vital para ajudar a enfrentar a crise, ele não será suficiente sem mudanças estruturais no sistema de imigração do país.

“Em última análise, a ação de hoje reduzirá a sobrecarga do nosso sistema interno causada pela falha dos requerentes de asilo em buscar proteção urgente no primeiro país disponível, pelos imigrantes econômicos que não têm medo legítimo de perseguição e pelas organizações criminosas transnacionais, traficantes e contrabandistas explorando nosso sistema para ter lucro”, disse McAleenan.

A medida vem enquanto o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aumenta os esforços para conter o fluxo de imigrantes da América Central que entram no país pelo México. Em junho, o governo mexicano concordou em acelerar a recepção de imigrantes devolvidos pelos Estados Unidos para esperarem enquanto seus casos de asilo são avaliados.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com