EUA vão continuar campanha de pressão máxima contra Irã, diz Pompeo

Secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo. Foto: Divulgação/ Departamento de Estado dos Estados Unidos

Por Cristiana Euclydes

São Paulo- O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, condenou a campanha de desinformação do Irã, negou que os Estados Unidos usaram Omã para buscar conversas com Teerã e reiterou que a campanha de pressão máxima vai continuar.

“Quando o regime iraniano decide renunciar à violência e buscar nossa diplomacia com diplomacia, sabe como chegar até nós. Até lá, nossa campanha diplomática de isolamento e pressão econômica contra o regime se intensificará”, disse Pompeo, em comunicado publicado no final de semana.

Os comentários vieram após agências internacionais de notícias relatarem que, segundo fontes iranianas, Washington mandou uma mensagem a Teerã, por meio de Omã, de que um ataque estava iminente. O presidente norte-americano, Donald Trump, disse na semana passada que cancelou um ataque ao Irã porque seria uma resposta desproporcional, após o país derrubar um drone norte-americano.

“O presidente Donald Trump não passou uma mensagem através de Omã pedindo conversas com o Irã. Nós deixamos nossa posição abundantemente clara. Estamos dispostos a nos envolver quando for a hora certa”, de acordo com Pompeo.

Segundo ele, o Irã rejeitou a diplomacia do primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, ao atacar um petroleiro japonês no Golfo de Omã e abater uma aeronave norte-americana operando no espaço aéreo internacional – marcando a segunda vez que o Irã atacou uma aeronave norte-americana não tripulada nas últimas semanas.

“As decisões que tomamos em resposta aos ataques imprudentes do Irã foram para impedir o Irã de obter armas nucleares e sistemas de entrega para essas armas, e para impedir que o maior patrocinador do terrorismo do mundo ameace os interesses norte-americanos em todo o mundo. Os líderes do Irã sabem que esta é a verdade, e por isso recorrem à violência e à desinformação.”

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com