EUA não estão prontos para acordo comercial com a China, afirma Trump

Por Carolina Gama

São Paulo – O presidente norte-americano, Donald Trump, disse que as negociações com a China estão indo bem, mas que os Estados Unidos ainda não estão prontos para fechar um acordo comercial mais amplo com Pequim.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da China, Xi Jinping. Foto: Divulgação/ Casa Branca

“Ainda não sabemos se manteremos o encontro de setembro. Se acontecer, é ótimo, mas se não acontecer, tudo bem”, disse Trump em declarações para repórteres na Casa Branca.

Uma delegação chinesa deve ir a Washington em setembro para dar sequência às negociações presenciais que podem levar a um acordo comercial com os Estados Unidos. No entanto, a realização do encontro se tornou incerto depois que Trump anunciou tarifas de 10% a US$ 300 bilhões em importados da China medida que deve entrar em vigor no próximo mês.

“A China está depreciando sua moeda e inundando os mercados com bilhões em dinheiro, mas eles estão pagando por isso porque os preços não estão subindo. O tanto de dinheiro que os chineses estão colocando no mercado, que é um tipo de manipulação, acaba compensando qualquer aumento de preços”, acrescentou Trump.

No início da semana, o Banco do Povo da China (Pboc, o banco central do país) desvalorizou a moeda chinesa para além de 7 iuanes por dólar, permitindo o menor nível do iuane ante o dólar em mais de uma década, e citando como motivo o aumento das tensões comerciais.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com