EUA aplicarão tarifa a importados do México

Por Gustavo Nicoletta

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: D. Myles Cullen / Casa Branca

São Paulo – O governo dos Estados Unidos aplicará uma tarifa de 5% aos produtos importados do México a partir de 10 de junho, e deixará a tarifa em vigor enquanto houver imigrantes ilegais entrando em território norte-americano a partir do país vizinho, afirmou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Em 10 de junho os Estados Unidos vão impor uma tarifa de 5% sobre todos os bens entrando no nosso país a partir do México, até o momento em que os imigrantes ilegais vindos do México para o nosso país PAREM”, disse Trump em sua conta no Twitter. “A tarifa vai aumentar gradualmente até que o problema da imigração ilegal seja remediado, então as tarifas serão removidas”, acrescentou.

Em nota publicada após a manifestação de Trump, a Casa Branca detalhou que se o México não adotar medidas para impedir a imigração ilegal a tarifa de importação aumentará em incrementos de 5 pontos porcentuais (pp) em julho, agosto, setembro e outubro, atingindo um nível máximo de 25% que seria mantido enquanto a situação não fosse resolvida.

“Se o México não agir, as tarifas ficarão em vigor no nível máximo e as empresas localizadas no México podem começar a mudar para os Estados Unidos para fabricarem seus produtos e bens. As empresas que realocarem para os Estados Unidos não pagarão as tarifas nem serão afetadas de nenhuma forma”, disse o comunicado da Casa Branca.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com