EUA adiam adoção de tarifas ao México após acordo

Por Cristiana Euclydes

Foto: FreeImages.com/ Juan Carlos Arellano

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos Donald Trump, disse na sexta-feira à noite que o país chegou a um acordo com o México sobre imigração e, assim, as tarifas norte-americanas à produtos mexicanos ficarão suspensas. Hoje, porém, voltou a ameaçar impor as taxas, caso o acordo não seja aprovado pelo Congresso mexicano.

“Tenho o prazer de informar que os Estados Unidos da América chegaram a um acordo assinado com o México. As tarifas programadas para serem implementadas pelos Estados Unidos na segunda-feira, contra o México, estão indefinidamente suspensas”, disse Trump na sexta-feira, pelo Twitter.

“O México, por sua vez, concordou em tomar medidas fortes para deter a maré da imigração através do México e para a nossa fronteira sul. Isso está sendo feito para reduzir ou eliminar enormemente a imigração ilegal vinda do México e para os Estados Unidos. Detalhes do acordo serão divulgados em breve pelo Departamento de Estado”, de acordo com o presidente.

No dia 31 de maio, Trump havia ameaçado aplicar uma tarifa de 5% aos produtos importados do México a partir de 10 de junho, alíquota que seria elevada gradualmente até que o problema da imigração ilegal fosse resolvido.

No sábado, Trump disse pelo Twitter que “o México concordou em começar imediatamente a comprar grandes quantidades de produtos agrícolas de nossas grandes agricultores”.

Por fim, hoje, Trump voltou a ameaçar aplicar as taxas, caso o acordo assinado com o governo mexicano não seja aprovado pelo Congresso do país.

“Assinamos e documentamos totalmente outra parte muito importante do acordo de Imigração e Segurança com o México, que os Estados Unidos vêm pedindo há muitos anos”, afirmou.

“Ele será revelado em um futuro não muito distante e precisará de uma votação do órgão legislativo do México! Não prevemos um problema com a votação mas, se por qualquer motivo a aprovação não for possível, as tarifas serão restabelecidas!”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com