Estamos indo bem nas negociações comerciais com a China, diz Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Divulgação/ Casa Branca

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que o país está indo bem nas negociações comerciais com a China, e reiterou que Pequim quer fechar um acordo, pois muitas empresas estão saindo da China por causa das tarifas norte-americanas.

“Estamos indo muito bem com a China. Vamos ver o que acontece”, disse Trump em declarações a repórteres ao deixar a Casa Branca. “Mas posso dizer: a China quer muito fazer um acordo, pois as empresas estão deixando a China para evitar as tarifas. A China está se tornando uma nação fraca”, afirmou.

“A China adoraria fazer uma acordo com a gente. Nós tínhamos um acordo e eles quebraram o acordo. Eu acho que se eles tivessem que fazer de novo, não teriam feito o que fizeram. Estamos recebendo bilhões de dólares em produtos”, afirmou.

Segundo Trump, a China está subsidiando produtos, então os norte-americanos estão pagando pouco por isso. “Se você olhar para a inflação, os preços estão subindo muito pouco. As tarifas estão tendo um efeito devastador na China. As pessoas estão deixando o país com suas companhias. Empresas estão saindo para o Vietnã, outras partes da Ásia e até mesmo para os Estados Unidos”.

Em meados deste mês, os Estados Unidos aumentaram de 10% para 25% as taxas a US$ 200 bilhões em bens importados chineses. A China respondeu anunciando que vai impor tarifas de até 25% sobre US$ 60 bilhões de bens norte-americanos a partir de primeiro de junho. Desde então, não houve avanços nas negociações de um acordo comercial para encerrar a disputa.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com