Estados Unidos e China avançam em negociações comerciais

09/01/2019 15:36:23

Por: Cristiana Euclydes / Agência CMA

Encontro entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, durante cúpula do G20 na Alemanha em julho de 2017 (Divulgação/Casa Branca)

São Paulo – Os Estados Unidos e a China avançaram em direção a um acordo sobre comércio, após as delegações dos dois países concluírem três dias de negociações em Pequim, em uma tentativa de solucionar a atual disputa comercial.

Nas reuniões, as autoridades discutiram a possibilidade de tornar qualquer acordo “sujeito a verificação contínua e aplicação efetiva”, segundo o escritório de Representação Comercial dos Estados Unidos, em comunicado.

De acordo com a nota, a delegação norte-americana, liderada pelo vice-representante comercial Jeffrey Gerrish, transmitiu “o compromisso do presidente Donald Trump de enfrentar nosso persistente déficit comercial e resolver questões estruturais para melhorar o comércio entre nossos países”.

As reuniões foram realizadas como parte da trégua de 90 dias acordada por Trump e o presidente chinês Xi Jinping no mês passado. Os Estados Unidos esperam que a China realize mudanças estruturais com relação à transferência de tecnologia e proteção da propriedade intelectual; a barreiras não tarifárias; e a invasões e roubos cibernéticos de segredos comerciais, diz a nota.

As negociações em Pequim também se concentraram “na promessa da China de comprar uma quantidade substancial de produtos agrícolas, de energia, bens manufaturados e outros produtos e serviços dos Estados Unidos”, segundo o comunicado.

Cristiana Euclydes / Agência CMA

Deixar um comentário