Estados Unidos apoia formalmente entrada de Brasil em OCDE, diz Bolton

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – Os Estados Unidos apoiaram formalmente a entrada do Brasil na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), de acordo com assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton.

John Bolton, assessori de Segurança da Casa Branca. Foto: Gage Skidmore

“Os Estados Unidos apoiam o Brasil para iniciar os procedimentos de adesão à OCDE e seu compromisso com as reformas econômicas consistentes com os padrões da OCDE no caminho para essa meta”, disse Bolton ontem à noite, em publicação no Twitter. A embaixada dos Estados Unidos no Brasil reiterou o apoio.

Mais cedo, o Ministério de Relações Exteriores do Brasil havia confirmando o apoio formal norte-americano. “Os Estados Unidos expressaram de modo claro e oficial seu apoio ao pleito do Brasil de ingressar na OCDE, uma prioridade do presidente Jair Bolsonaro. O Brasil agradece o gesto de confiança e está pronto a trabalhar com todos os membros e Secretariado no processo de acessão. Passo decisivo!”, disse o Itamaraty, pelo Twitter.

O apoio dos Estados Unidos já havia sido anunciado pelo presidente do país, Donald Trump, durante o encontro com Bolsonaro em Washington no dia 19 de março. Em troca, presidente norte-americano pediu que o Brasil abrisse mão do tratamento especial e diferenciado que recebe na Organização Mundial do Comércio (OMC).