Emprego na indústria paulista cai 0,44% em junho, aponta Fiesp/Ciesp

14/07/2017 14:31:49

Por: Nayara Figueiredo / Agência CMA

São Paulo – O nível de emprego na indústria paulista caiu 0,44% em junho ante maio diante do fechamento de 9,5 mil postos de trabalho no período, segundo dados sem ajuste sazonal da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp). Com ajuste, houve recuo de 0,18% no confronto mensal.

No primeiro semestre do ano, o setor criou 10 mil vagas, o melhor resultado para o período desde 2013. Já em doze meses, foram encerrados 86 mil postos de trabalho. “Neste primeiro semestre tivemos três meses positivos e três negativos. Estamos em fase de transição. Esperamos uma retomada mais pronunciada do emprego na indústria no segundo semestre”, avalia a entidade.

O saldo de postos de trabalho registrado em junho foi pressionado pelo fechamento de 2.341 vagas no setor de produtos alimentícios, seguido pelo encerramento de 1.332 vagas de impressão e reprodução de gravações – este último que liderou a retração ante maio em termos percentuais, com queda de 3,35%. No segmento de coque, petróleo e combustíveis houve baixa de  0,93%, em base mensal e, em contrapartida, houve alta de 0,11%, em veículos automotores e autopeças.

No acumulado do semestre, o desempenho positivo foi impulsionado pela alta de 13,02% no setor de coque, petróleo e combustíveis, seguido por avanço de 4,81% em artefatos de couro e calçados. Na outra ponta, houve diminuição de 7,63% nas vagas em impressão e reprodução de gravações e queda de 3,7% no segmento de outros equipamentos de transporte.

A Fiesp acredita que fatores como a regulamentação da terceirização, a emenda constitucional do teto dos gastos públicos, a nova legislação da exploração do petróleo, e, nesta semana, a aprovação da reforma trabalhista, são um conjunto de medidas que devem reativar a economia do país dando mais ânimo para as próximas contratações.

Edição: Eliane Leite (e.leite@cma.com.br)

Deixar um comentário