Embaixador do Reino Unido nos EUA renuncia após ter críticas a Trump vazadas

Por Carolina Pulice

São Paulo, 10 de julho de 2019 – O embaixador do Reino Unido nos Estados Unidos, Kim Darroch, renunciou ao cargo após ter feito críticas contra o presidente norte-americano, Donald Trump, que foram vazadas e causaram um escândalo diplomático entre os países.

“Eu estou extremamente triste com a decisão de Darroch de renunciar como embaixador de sua Majestade em Washington”, disse o secretário de Relações Exteriores britânico, Jeremy Hunt.

“Por 42 anos, Kim serviu seu país com a maior dedicação e distinção”, completou. Em sua carta de renúncia republicada pela imprensa internacional, Darroch afirmou que a “situação atual” fazia com que fosse “impossível” continuar seu trabalho.

A situação foi agravada após o jornal britânico “Daily Mail” ter publicado o vazamento de comentários de Darroch criticando o presidente norte-americano, Donald Trump. Segundo as gravações, Darroch tinha dito que a administração de Trump era disfuncional, facção montada, diplomaticamente desajeitada e inepta.

Na segunda-feira, Trump respondeu as críticas em seu Twitter, dizendo que não negociaria mais com Darroch. “O maluco embaixador que o Reino Unido colocou nos Estados Unidos não é alguém que nos intimida, é um homem estúpido”, disse. “Nós não vamos mais negociar com ele”, completou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.