Economia russa cresce 0,9% no 2T19 ante 1T19

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O Produto Interno Bruto (PIB) da Rússia no segundo trimestre de 2019 subiu 0,9% na comparação com o trimestre anterior, segundo dados da leitura preliminar divulgada pelo instituto nacional de estatísticas.

Vladimir Putin, presidente da Rússia. Foto: Divulgação/ Governo da Rússia

No primeiro trimestre de 2019, a economia russa havia crescido 0,5% ante o trimestre anterior. O instituto de estatísticas não divulgou dados preliminares para o PIB da Rússia em base anual.

“Os números mensais de atividade para o segundo trimestre sugerem que a aceleração do crescimento deveu-se a uma melhoria na indústria e a um caminho mais frouxo de contração no setor de comércio atacadista”, disse o economista da Capital Economics, William Jackson.

Para ele, o crescimento deve se fortalecer ainda mais nos próximos trimestre, e o PIB deve se expandir apenas 0,8% no ano. “Mesmo assim, a economia ainda está extremamente fraca. O PIB cresceu em média apenas 0,7% ao ano no primeiro semestre deste ano, comparado com a alta de 2,3% em 2018”, disse Jackson.

Ainda segundo o analista, o ciclo de afrouxamento monetário do banco central da Rússia deverá continuar, com um provável corte de 0,25 ponto percentual (pp) em setembro.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com