Economia norte-americana está bem posicionada, diz vice do Fed

Por Carolina Gama

São Paulo – A economia norte-americana está bem posicionada, com baixa taxa de desemprego e inflação branda, disse o vice-presidente do Federal Reserve (Fed), Richard Clarida. Diante desse cenário, ele não vê necessidade de mudança na atual política monetária do banco central dos Estados Unidos.

Vice-presidente do Federal Reserve, Richard Clarida (Foto: divulgação Fed)

A declaração acontece depois de, na quarta-feira, o Fed manter a taxa básica de juros inalterada na faixa entre 2,25% e 2,50% ao ano. Na ocasião, o presidente do Fed, Jerome Powell, disse que a inflação baixa dava margem para a postura paciente no ajuste da política monetária e que os preços menores eram frutos de um efeito transitório.

“A taxa de desemprego se encontra no menor nível em 50 anos, os salários reais estão subindo em linha com a produtividade, as pressões inflacionárias estão limitadas e a expectativa de inflação é estável”, disse Clarida.

Em discurso na Universidade de Stanford, na Califórnia, ele não discutiu movimentos futuros da taxa de juros, mas fez comentários inclinados ao afrouxamento monetário. Segundo Clarida, a taxa de desemprego “não está muito abaixo” de estimativas que consideram a taxa natural.

A economia dos Estados Unidos criou 263 mil vagas de trabalho em abril e a taxa de desemprego caiu para 3,6%, abaixo dos 3,8% em março. O número de criação de vagas veio acima da projeção dos analistas, que esperavam 182,5 mil novos postos de trabalho. A taxa de desemprego veio abaixo da previsão, de 3,8%.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com