Economia da zona de euro está se recuperando, diz Centeno

Mário Centeno, presidente do Eurogrupo. Foto: Divulgação/ União Europeia


Por Cristiana Euclydes

São Paulo – A economia da zona do euro já deu sinais de recuperação no primeiro trimestre e deve avançar ainda mais na segunda metade do ano, disse o presidente do Eurogrupo (que reúne os ministros de Finanças da zona do euro), Mario Centeno, ao chegar ao encontro, em Bruxelas.

“Na reunião de hoje vamos olhar de perto a situação da economia da zona
do euro”, disse ele, ressaltando que a região está há seis anos em ritmo de
expansão. Ele afirmou que as discussões estarão focadas nas projeções da
Comissão Europeia e nos dados econômicos do primeiro trimestre.

“Vemos já alguma recuperação nos números para a zona do euro e em muitos países, isso é obviamente uma boa notícia, para que possamos entender a natureza temporária da desaceleração, e projetar a segunda metade do ano com crescimento forte”, disse Centeno.

Ele disse ainda que os ministros vão conversar sobre o orçamento da zona do euro, e que a Grécia não está na agenda. O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro cresceu 0,4% no primeiro trimestre deste ano em base trimestral, alta de 0,2% do quarto trimestre de 2018, segundo a agência de estatísticas Eurostat.

Questionado se a decisão dos Estados Unidos de adiar a imposição de tarifas ao setor de automóveis da Europa foi um alívio, Centeno disse que espera que este assunto seja encerrado. “A maioria dos riscos na Europa e globalmente estão ligados a incertezas políticas. Ninguém tem o que ganhar com guerras comerciais”, disse.

“Precisamos fechar estes arquivos, juntamente com o Brexit e outras incertezas políticas, também domesticas na eurozona. Espero que usemos nosso tempo com sabedoria nos próximos meses para fechar esses arquivos”, concluiu.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com