É um absurdo os EUA tratarem UE como a China, diz Moscovici

Pierre Moscovici, representante da Comissão Europeia para assuntos econômicos e financeiros (Divulgação/Conselho da União Europeia)

Por Carolina Gama

São Paulo – O comissário europeu para assuntos econômicos e financeiros, Pierre Moscovici, criticou o fato de os Estados Unidos tratarem a União Europeia (UE) como a China nas questões comerciais e ameaçou retaliar caso os norte-americanos adotem tarifas contras importados do bloco.

“Não somos a China e nem somos inimigos dos Estados Unidos. Tampouco estamos ameaçando a economia norte-americana. É um absurdo os Estados Unidos considerarem a Europa como a China”, disse Moscovici em entrevista para a Bloomberg TV às margens do fórum do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, em Washington.

A declaração acontece em um momento no qual o governo de Donald Trump ameaça taxar US$ 11 bilhões de bens produzidos pela Europa em resposta aos subsídios concedidos à Airbus. Mais cedo, a Bloomberg informou que a UE estuda impor US$ 10,2 bilhões em sobretaxas a produtos norte-americanos por conta da Boeing.

“Precisamos administrar as tensões comerciais, mas no caso de Trump impor tarifas sobre nossos produtos, devemos estar preparados. Se houver medidas nos Estados Unidos, haverá uma resposta no mesmo nível na Europa”, afirmou.

Moscovici, no entanto, pediu cautela em relação a uma possível guerra comercial com a Europa. “Precisamos ter cautela ao falar de guerra comercial entre Europa e Estados Unidos. Vamos abrir um canal de negociação e resolver essa questão”, completou.

Estados Unidos e China iniciaram no ano passado uma disputa comercial por meio de uma escalada de tarifas mútuas. As duas maiores economias mundiais, no entanto, adotaram um período de trégua em uma tentativa de firmar um acordo mais amplo que acabe com essa guerra de sobretaxas. Recentemente, Trump disse que um pacto entre Washington e Pequim pode ser assinado em até seis semanas.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com