Datafolha mostra Bolsonaro com 58% dos votos válidos no 2º turno

10/10/2018 19:50:48

Por: Álvaro Viana / Agência CMA

Jair Bolsonaro

O deputado Jair Bolsonaro. (Foto: Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados)

Brasília – O candidato do PSL à presidência da República, Jair Bolsonaro, lidera a pesquisa de intenções de votos no segundo turno da disputa presidencial com 58% da preferência do eleitorado. Em segundo, o petista Fernando Haddad tem 42% dos votos válidos, onde não são considerados os brancos, nulos e abstenções, de acordo com levantamento Datafolha e divulgado pelo jornal “Folha de S.Paulo”.

Em relação à intenção de votos totais, sem descontar abstenções e votos brancos/nulos, a pesquisa aponta que “os dois candidatos absorveram de forma uniforme o eleitorado deixado pelos outros postulantes que já decidiu quem apoiar”. Nesse cenário Bolsonaro tem 49% e Haddad 36%, com 8% de votos brancos e nulos e 6% indecisos.

Haddad só ganha de Bolsonaro na região Nordeste, onde tem a preferência de 52% dos votos ante 32% do deputado. No Sudeste, o candidato do PSL tem 55% e Haddad, 32%. A região onde Bolsonaro tem maior aceitação é no Sul, onde tem a preferência de 60% da população contra 26% do petista. No Centro-Oeste, 59% a 27% e, no Norte, Bolsonaro também vence com 51% a 40%.

As mulheres dão menos apoio a Bolsonaro, com 42% dos votos totais e os homens preenchem 57% da preferência ao candidato do PSL. No caso de Haddad, o apoio entre mulheres é maior, com 39% entre o eleitorado feminino e 33% dos homens.

Fernando Haddad tem maior apoio do eleitorado que tem apenas o ensino fundamental, com 44%, mesmo percentual entre pessoas que ganham até 2 salários mínimos. Bolsonaro tem o apoio dos mais ricos (entre cinco e 10 salários mínimos), com 62% e 58% do eleitorado que tem ensino superior. A pesquisa Datafolha ouviu 3.235 eleitores em 227 municípios e a margem de erro é de 2 pontos percentuais (pp).

 

Deixar um comentário