Criação de Fundo Monetário Europeu está em discussão, diz ESM

12/09/2017 11:53:20

Por: Cristiana Euclydes / Agência CMA

Divulgação/União Europeia

São Paulo – O Mecanismo Europeu de Estabilidade (ESM, na sigla em inglês), órgão que gere os resgates financeiros de países da zona do euro, pode evoluir para se transformar em um Fundo Monetário Europeu, afirmou Klaus Regling, diretor do ESM.

Em texto preparado para discurso em um evento em Londres, Regling destacou que existe uma série de medidas concretas que a Europa pode adotar para fortalecer sua economia, como completar a união bancária e criar um Fundo Monetário Europeu para melhorar a governança econômica da zona do euro.

“É improvável que o Fundo Monetário Internacional (FMI) participe em futuros pacotes de resgate da zona do euro, pelo menos financeiramente. Assim, muitas pessoas sugeriram que o ESM pode ser transformado em um Fundo Monetário Europeu, algo que agora está sujeito ao debate político”, disse ele.

Desde o lançamento do terceiro resgate financeiro da Grécia, oferecido pelos países da zona do euro em 2015, os governos da região – em especial a Alemanha – insistem na participação do FMI, mas o Fundo só aderiu ao pacote em julho deste ano e, ainda assim, com a condição de que os credores aceitem aliviar a dívida grega.

Regling também se disse otimista com relação às eleições na Alemanha no dia 24 de setembro. “Espero que o resultado das eleições alemãs sejam de apoio à Europa. Isso oferece uma boa chance para fortalecer ainda mais a união monetária”, disse. Ele também destacou a estabilidade política europeia e disse que a economia está indo razoavelmente bem.

Edição: Pâmela Reis (pamela.reis@cma.com.br)

Deixar um comentário