Crescimento econômico acelera na Alemanha no primeiro trimestre

Foto: FreeImages.com/ Michael Zimmermann

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha no primeiro trimestre deste ano cresceu 0,4% ante o quarto trimestre de 2018, em dados ajustados para efeitos sazonais e de calendário, segundo a leitura preliminar divulgada pelo instituto oficial de estatísticas do país.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2018, o PIB cresceu 0,7%, em dados com ajuste para efeitos de calendário. Sem esses ajustes, a alta foi de 0,6%. No quarto trimestre de 2018, o PIB alemão havia ficado estável em base trimestral, avançado 0,6% em base anual com ajuste e 0,9% em base anual sem ajustes, segundo dados revisados.

Na comparação entre o primeiro trimestre e os três meses anteriores, a principal contribuição para a alta do PIB veio da demanda doméstica. Já a formação de capital fixo na construção e em máquinas e equipamentos aumentaram consideravelmente, assim como as despesas de consumo final das famílias.

Por outro lado, a despesa de consumo final do governo registrou um declínio. Houve sinais mistos em relação ao comércio exterior, uma vez que tanto as exportações quanto as importações aumentaram em comparação com o trimestre anterior.

A segunda leitura do PIB alemão, com resultados detalhados do s trimestre, será divulgada no dia 23 de maio.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com