Conversa com China avança e política para a Huawei foi mantida, diz Navarro

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – Os Estados Unidos estão avançando nas negociações comercias com a China, e mesmo com certo alívio nas sanções à companhia chinesa Huawei, a política norte-americana ante e empresa não mudou, disse o assessor da Casa Branca para o Comércio, Peter Navarro.

Reunião entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da China, Xi Jinping. Foto: Divulgação/ Casa Branca.

“Estamos indo em uma direção muito boa”, disse ele, em entrevista à “CNBC”. Ele afirmou que as delegações dos dois países estão conversando ao telefone e que trata-se de um processo difícil. “É complicado, como o presidente disse, corretamente, isso vai levar tempo e queremos acertar. Então vamos acertar”, afirmou.

Segundo Navarro, o presidente da China, Xi Jinping, pediu algum alívio sobre as sanções dos Estados Unidos à Huawei, durante a reunião com o presidente norte-americano, Donald Trump, no final de semana, no Japão. “A política dos Estados Unidos sobre a Huawei e a respeito da rede 5G neste país não mudou”, disse Navarro.

“O que fizemos foi mudar o limite para chips para a Huawei e esses itens menores de tecnologia não impactam na segurança nacional, mas a Huawei permanece na lista de entidades”, disse ele, acrescentado que a China também fez concessões, como aumentar a compra de produtos agrícolas dos Estados Unidos. Washington colocou a Huawei em maio na lista de entidades, impedindo-a de fazer negócios com empresas norte-americanas.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com