Consumo de eletricidade no SIN sobe 3,2% e totaliza 40.435 GWh em maio

Por: Wilian Miron

O consumo nacional de energia elétrica aumentou 3,2% em maio, na comparação com o mesmo mês do ano passado, para 40.435 gigawatts por hora (GWh).

Segundo a EPE, a base de comparação com maio de 2018 foi impactada pelo efeito estatístico de base baixa de maio 2018, em razão da greve dos caminhoneiros. Além disso, a classe industrial continuou impactada pelos efeitos do desastre ambiental em Brumadinho (MG), refletido na queda de 13,9% no   consumo   de energia elétrica do ramo extrativo de minerais metálicos.

Em maio, as três maiores classes consumidoras de energia apresentaram elevação no consumo, com destaque para as residências (+4,4%), para segmento de comércio e serviços (+4,9%), e para o consumo de eletricidade da classe industrial (+2,5%).

Todas as regiões do país apresentaram aumento no consumo de eletricidade em maio, com destaque para o Sudeste, alta de 2,9%, e para o Nordeste com elevação de 6,0%. No Norte, houve crescimento de 1,8% no consumo, enquanto no Sul o aumento foi de 2,1%.

No mercado cativo houve redução de 1,4% no consumo de eletricidade em abril enquanto no mercado livre a redução foi de 6,7%.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com