Conselho Europeu indica Christine Lagarde para presidência do BCE

Por Carolina Pulice

Diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde/Foto: Flickr FMI

São Paulo – Após dois dias de reunião, os líderes da União Europeia decidiram os nomes indicados para ocupar os mais altos cargos do bloco europeu, indicando também a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, para a presidência do Banco Central Europeu (BCE).

O anúncio foi feito pelo atual presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.

Além de Lagarde, o Conselho decidiu indicar Charles Michel para presidência do Conselho Europeu, Ursula Von der Leyen como presidente da Comissão Europeia e Josep Borrel Fontelles para alto Comissário de Relações Exteriores da UE.

Os nomes precisam ser aprovados pelo Parlamento Europeu, que assumiu o mandato nesta manhã.

Lagarde não é economista, mas já foi ministra das Finanças da França. Ela é formada em direito, e lidera o cargo do FMI desde 2011. Seu nome é considerado uma surpresa, uma vez que o mais cotado para assumir o cargo era o presidente do Banco da Alemanha (Bundesbank), Jens Weidmann. Se aprovada, ela será a primeira mulher a assumir a presidência do BCE, e substituirá Mario Draghi em outubro deste ano.

Ursula Von der Leyen é atual ministra da Defesa da Alemanha, e é vice-presidente da União Democrata-Cristã, partido que faz parte do grupo Partido Popular Europeu, que conquistou o maior número de assentos nas eleições parlamentares europeias, em maio. Se aprovada, ela assumirá o cargo que é ocupado atualmente por Jean-Claude Juncker.

Charles Michel, primeiro-ministro belga é de linha liberal, deve assumir o lugar que atualmente é ocupado por Donald Tusk. A imprensa internacional o considera um político “pró-europeu”, próximo ao presidente francês, Emmanuel Macron.

Por fim, Josep Borrel Fontelles vai assumir o cargo ocupado atualmente por Federica Mogherini. Ele é o atual ministro de Relações Exteriores da Espanha, e foi presidente do Parlamento Europeu entre 2004 e 2007.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com