Conselho aceita renúncia de Lagarde como diretora gerente do FMI

Por Carolina Gama

São Paulo – O conselho executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) aceitou o pedido de renúncia de Christine Lagarde como diretora gerente do órgão. Ela já estava afastada do cargo desde o início do mês para concorrer à presidência do Banco Central Europeu (BCE) em substituição a Mario Draghi, cujo mandato acaba em outubro.

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde. (Foto: Divulgação/FMI)

A renúncia de Lagarde terá efeito a partir de 12 de setembro deste ano. Até lá, David Lipton – vice do Fundo – segue como diretor gerente interino.

“Com a decisão de Lagarde, o conselho executivo do FMI iniciará prontamente o processo de seleção do próximo diretor gerente e se comunicará em tempo hábil. O conselho tem a maior confiança em David Lipton, que continua sendo o diretor gerente interino do Fundo no período intermediário”, diz o FMI em nota.

Lagarde se tornou a primeira diretora gerente do FMI em julho de 2011 em meio a duas grandes crises. A primeira era econômica: a crise da dívida europeia estava em alta e o FMI era um ator central em uma série de resgates financeiros. Ela liderou o fundo por meio de importantes programas de resgate na Grécia e atuou na sustentação da economia argentina.

A segunda crise teve a ver com a liderança do próprio FMI: o antecessor de Lagarde, Dominique Strauss-Kahn, renunciou após ser acusado de agredir sexualmente uma empregada de hotel. Ela ajudou a estabelecer a organização como uma voz orientadora da ordem internacional. Lagarde foi reconduzida a um segundo mandato de cinco anos em 2016, sem oposição.

“Gostaríamos de expressar nossa maior gratidão por tudo o que Lagarde fez pela instituição. Seu legado de realizações deixa uma marca duradoura no Fundo. Sob sua gestão, o Fundo ajudou com sucesso seus membros a enfrentar um conjunto complexo e sem precedentes de desafios, incluindo o impacto da crise financeira global e seus tremores secundários”, diz o Fundo em nota.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com