Confiança do setor de serviços cai pela quarta vez seguida, diz FGV

(Foto: Mighty June/Flickr)

Por: Olívia Bulla

São Paulo – O índice de Confiança do Setor de Serviços (ICS) caiu pela quarta vez seguida em maio, em 3,1 pontos em relação a abril, a 89,0 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Nos últimos quatro meses, o indicador recuou 9,2 pontos, devolvendo a alta de 9,3 pontos observada de outubro a janeiro. Com o resultado deste mês, o indicador voltou ao menor nível desde maio de 2018.

A queda da confiança no setor foi disseminada, atingindo 12 das 13 atividades pesquisas e decorrendo da piora na avaliação tanto do cenário presente quando em relação ao futuro. Em base mensal, o Índice de Situação Atual (ISA) recuou 0,9 ponto, a 86,3 pontos, voltando aos níveis de meados do ano passado, enquanto o Índice de Expectativas (IE) cedeu 5,1 pontos, a 92,0 pontos, no menor nível desde setembro de 2018.

Dentre os quesitos que compõem os subíndices, a queda do ISA refletiu exclusivamente o recuo do indicador sobre a situação atual dos negócios. Já a retração do IE foi influenciada tanto pelo indicador que mede o otimismo com a tendência dos negócios nos seis meses seguintes quanto pelo indicador de demanda para os próximos três meses.

Por sua vez, o Nível de Utilização da Capacidade (NUCI) do setor de serviços oscilou em alta de 0,3 ponto percentual (pp) no período, a 82%. Para o economista da FGV/IBRE Rodolpho Tabler, a quarta queda seguida da confiança de serviços sugere que persiste o período de atividade fraca que o setor vem enfrentando.

“A combinação da queda suave do Indice de Situação Atual com queda expressiva do Indice de Expectativas mostra que os empresários de serviços não estão confortáveis com a situação que o setor se encontra e se tornando cada vez menos otimistas em relação à evolução dos negócios”, avalia. Segundo o economista da FGV, o resultado geral da pesquisa sinaliza uma recuperação lenta da economia ao longo de 2019.

A edição deste mês coletou informações de 1.887 empresas entre os dias 2 e 24. A próxima divulgação da sondagem de serviços será em 28 de junho.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com