Confiança do empresário alemão sobe em março

São Paulo, 25 de março de 2019 – O índice de confiança do empresário da indústria e do comércio na Alemanha subiu para 99,6 pontos em março, após marcar 98,7 pontos em fevereiro, segundo informações do instituto de pesquisas alemão CESifo Group.

O subíndice que mede a avaliação da situação atual das empresas subiu de 103,6 em fevereiro (dado revisado) para 103,8 pontos em março, enquanto o componente que mede as expectativas dos empresários para os próximos seis meses passou de 94,0 pontos para 95,6 pontos na mesma base de comparação.

Na indústria, o clima de negócios se deteriorou, com empresas do setor avaliando a situação atual de forma menos positiva. As expectativas também pioraram, para seu menor nível desde novembro de 2012. Com a queda na demanda, menos empresas planejam aumentar a produção nos próximos meses.

No comércio, o clima de negócios melhorou, com as avaliações da situação atual em seu nível mais alto desde maio de 2018. As expectativas também avançaram, e especialmente os varejistas relataram uma situação atual muito boa.

Nos serviços, o indicador subiu, com expectativas mais positivas. Por fim, na construção, o indicador subiu, após uma tendência fraca nos meses anteriores, como resultado da melhoria clara na situação atual das empresas.

As expectativas permanecem inalteradas.

Cristiana Euclydes / Agência CMA

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com