Confiança do comércio sobe pela primeira vez no ano

Por: Olívia Bulla

São Paulo – A confiança do comércio registrou em junho o primeiro resultado positivo do ano, ao subir 1,8 ponto em relação a maio, a 93,2 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Até então, o indicador havia caído nos três primeiros meses de 2019 e interrompido a trajetória de queda em abril para, depois, voltar a cair no mês passado.

Segundo a FGV, houve aumento da confiança do setor em oito dos 13 segmentos pesquisados. Além disso, o avanço do Icom neste mês foi influenciado apenas pela melhora na percepção dos empresários quanto às perspectivas para os próximos meses, já que a avaliação em relação ao presente piorou.

Na passagem de maio para junho, o Indice de Situação Atual (ISA-COM) cedeu 1,5 ponto, a 86,8 pontos, alcançando o menor valor desde dezembro de 2017, enquanto o Indice de Expectativas (IE-COM) subiu 5,1 pontos, mas seguiu abaixo de 100 pontos, em 99,9 pontos, no segundo menor nível do ano.

Para a FGV, o resultado reforça que, mesmo que as expectativas estejam passando por um período de calibragem com alta volatilidade, os indicadores de situação atual confirmam que o ritmo de vendas ao longo do primeiro semestre de 2019 continua fraco.

A edição deste mês coletou informações de 851 empresas entre os dias 3 e 24. A próxima divulgação da sondagem do comércio será em 25 de julho.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com