Confiança do comércio registra a segunda queda no ano, diz FGV

26/02/2019 08:28:17

Por: Olívia Bulla / Agência CMA

Pessoas caminhando na ladeira Porto Geral, no Centro de São Paulo. (Foto: Pedro Bolle / USP Imagens)

São Paulo  – O Indice de Confiança do Comércio (Icom) da Fundação Getulio Vargas (FGV) caiu 3,8 pontos em fevereiro em relação a janeiro, para 100,0 pontos. Trata-se do segundo resultado negativo consecutivo neste início de ano.

A queda da confiança do setor neste mês ocorreu em oito dos 13 segmentos pesquisados e foi influenciada pela piora tanto da percepção dos empresários quanto ao cenário presente quanto em relação às perspectivas para os próximos meses.

Na passagem de janeiro para fevereiro, o Indice de Situação Atual (ISA-COM) recuou 1,4 ponto, a 93,2 pontos, na segunda queda seguida, enquanto o Indice de Expectativas (IE-COM) interrompeu quatro altas consecutivas e caiu 6,1 pontos, a 106,8 pontos.

Para o coordenador da sondagem da FGV, Rodolpho Tobler, após um período de altas expressivas na confiança ao final de 2018, os empresários do setor parecem calibrar as expectativas neste início de 2019. “O resultado exatamente em 100 pontos mostra que o setor ainda se encontra na região de transição”, observa.

A edição deste mês coletou informações de 851 empresas entre os dias 1 e 22. A próxima divulgação da sondagem do comércio será em 28 de março.

Deixar um comentário