Confiança do comércio é a menor desde setembro de 2018, diz FGV

Foto: Griszka Niewiadomski / FreeImages.com

Por: Olívia Bulla

São Paulo – A confiança do comércio voltou a cair em maio, após ter interrompido três quedas consecutivas em abril, quando ficou estável. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), o índice de confiança do setor (Icom) recuou 5,4 pontos neste mês em relação ao mês anterior, a 91,4 pontos, retornando ao nível de setembro de 2018.

Segundo a FGV, houve queda da confiança do setor em 11 dos 13 segmentos pesquisados. Além disso, o recuo do Icom no mês foi influenciado pela piora tanto da percepção dos empresários quanto ao cenário presente quanto em relação às perspectivas para os próximos meses.

Na passagem de abril para maio, o Indice de Situação Atual (ISA-COM) cedeu 4,0 pontos, a 88,3 pontos, voltando ao nível de janeiro, enquanto o Indice de Expectativas (IE-COM) caiu 6,6 pontos, voltando a ficar abaixo de 100 pontos, em 94,8 pontos, no menor valor desde setembro de 2018.

Segundo o coordenador da sondagem da FGV, Rodolpho Tobler, a nova queda expressiva da confiança do comércio sugere que os empresários do setor ainda estão encontrando dificuldades com o ritmo de vendas no segundo trimestre. “A volta da recuperação da confiança ainda depende da redução dos níveis de incerteza, dos números mais positivos do emprego e da retomada da confiança do consumidor”, diz.

A edição deste mês coletou informações de 843 empresas entre os dias 1 e 22. A próxima divulgação da sondagem do comércio será em 26 de junho.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com