Confiança do comércio cai ao menor nível desde outubro

São Paulo – O Indice de Confiança do Comércio (Icom) caiu pela terceira vez seguida em março, em -3,2 pontos em relação a fevereiro, a 96,8 pontos, acumulado perdas de 8,3 pontos desde o início do ano, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Trata-se do menor valor do indicador desde outubro de 2018.

A queda da confiança do setor neste mês ocorreu em nove dos 13 segmentos pesquisados e foi influenciada pela piora tanto da percepção dos empresários quanto ao cenário presente quanto em relação às perspectivas para os próximos meses.

Na passagem de fevereiro para março, o Indice de Situação Atual (ISA-COM) caiu 4,2 pontos, a 89,0 pontos, no menor valor desde maio de 2018, enquanto o Indice de Expectativas (IE-COM) recuou 2,2 pontos, a 104,6 pontos, ficando próximo ao observado em novembro de 2018.

Para o coordenador da sondagem da FGV, Rodolpho Tobler, os primeiros resultados da confiança do comércio neste ano sugerem certa frustração e cautela dos empresários com o andamento do ritmo das vendas. “As quedas dos índices, tanto de situação atual quanto de expectativas, reforçam o cenário de lenta recuperação do setor, influenciado pelo elevado nível de incerteza e do arrefecimento da confiança dos consumidores”, avalia.

A edição deste mês coletou informações de 849 empresas entre os dias 1 e 26. A próxima divulgação da sondagem do comércio será em 26 de abril.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com