Confiança da indústria cai em julho, no menor nível desde outubro, aponta FGV

Por Flávya Pereira

São Paulo – O Indice de Confiança da Indústria (ICI) recuou 0,9 ponto em junho, a 94,8 pontos, no menor nível desde outubro do ano passado. Segundo dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o resultado reforça que o empresariado segue pessimista, com as expectativas piorando, após dois meses de sinais positivos.

O resultado deste mês reflete a piora da avaliação sobre o presente. Na passagem de junho para julho, o Indice da Situação Atual (ISA) caiu 2,2 pontos, a 94,4 pontos, enquanto o Indice de Expectativas (IE) recuou 0,5 ponto, a 95,3 pontos, na primeira alta desde janeiro.

Já o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) subiu 0,5 ponto percentual (pp), a 75,5%, voltando ao patamar de outubro do ano passado. Segundo a FGV, a queda da confiança na indústria alcançou 11 dos 19 segmentos industriais pesquisados, em termos agregados.

A queda do ICI teve forte influência dos números do ISA, puxado pela queda do nível dos estoques, que piorou e caiu para 94,1 pontos, no menor valor desde junho do ano passado (90,2 pontos) quando a paralisação dos caminhoneiros afetou drasticamente a indústria.

Em relação às expectativas, o indicador que mede o otimismo dos empresários com a evolução do ambiente de negócios nos próximos seis meses subiu 3,3 pontos em julho (98,4 pontos), após cinco quedas seguidas. Em contrapartida, o indicador de produção e emprego nos três meses seguintes recuaram 1,4 ponto e 0,3 ponto, respectivamente.

Para o superintendente da FGV, Aloisio Campelo Júnior, após o indicador acelerar no segundo trimestre, quando foram registrados ganhos tanto no Índice de Situação Atual quanto no NUCI, a indústria inicia o terceiro trimestre com sinais dúbios. “A despeito da elevação do NUCI, houve novo acúmulo de estoques e piora da percepção sobre a demanda. Nas perguntas direcionadas aos três meses seguintes, a tendência continua declinante”, comenta.

A edição deste mês da confiança da indústria coletou informações de 1.142 empresas entre os dias 1 e 24 deste mês. A próxima divulgação da sondagem industrial ocorrerá em 26 de agosto, sendo que a prévia deste levantamento sai no dia 20 do próximo mês.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com