Comitê do Senado aprova indicação de Powell ao comando do Fed

05/12/2017 14:29:06

Por: Carolina Gama / Agência CMA

Jerome Powell, membro da diretoria do banco central norte-americano (Divulgação/Federal Reserve)

São Paulo – O Comitê de Bancos do Senado dos Estados Unidos aprovou a indicação de Jerome Powell para a presidência do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano). Foram 22 votos a favor e apenas um contrário, da sendora democrata Elizabeath Warren. A indicação ainda precisa ser confirmada pelo plenário do Senado.

Em depoimento ao comitê na semana passada, Powell afirmou que a economia dos Estados Unidos é forte o suficiente para suportar a retirada da acomodação monetária, sinalizando que existe um ambiente para que os juros subam pela terceira e última vez na reunião da próxima semana. Sobre a regulação, ele defendeu normas mais eficientes para os grandes bancos do país e o afrouxamento de regras para as instituições financeiras menores.

Se confirmado pelo Senado, Powell assumirá o comando do Fed no lugar de Janet Yellen, cujo mandato expira em 3 de fevereiro de 2018. Yellen deixará a presidência do Fed e abriu mão de continuar como membro da diretoria do banco central – onde poderia ficar até fevereiro de 2024.

Powell foi indicado pelo presidente norte-americano, Donald Trump, para liderar o Fed no início do mês passado. Com isso, Trump rompeu com uma
tradição de manter o chefe da autoridade monetária por dois mandatos seguidos. A escolha de Powell, que atua no Fed há cinco anos, já era esperada
pelo mercado.

Edição: Gustavo Nicoletta (g.nicoletta@cma.com.br)

Deixar um comentário