Comissão Europeia vai investigar Amazon por ações contra competição

Por Carolina Pulice

Foto: Amazon Spark

São Paulo – A Comissão Europeia anunciou o início de uma investigação contra a varejista norte-americana Amazon, que é acusada de usar dados para quebrar as regras de competição da União Europeia (UE).

De acordo com comunicado, a Amazon realizou um acordo com varejistas terceiros para usar e analisar seus dados. Esta prática, segundo a Comissão, afeta a competição. Além disso, o braço executivo do bloco europeu afirmou que a seleção dos vencedores do Buy Box – que permite com que consumidores adicionem itens de um varejista específico direto para seus carrinhos de compras – pode ter beneficiado a companhia com informações de venda.

Para a Comissária Europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, a Comissão precisa garantir que as plataformas online de compras não eliminem benefícios da competitividade através de seu comportamento. “Por isso, decidi dar uma olhada mais de perto nas práticas de negócios da Amazon por conta de seu papel no varejo, para garantir seu comprometimento com as regras de competição da União Europeia”, disse.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com