Colômbia responderá a demanda da Venezuela na OMC

11/01/2019 16:15:10

Por: Juan Manuel Holguín / Agência CMA Latam

Bandeira Colômbia

Bandeira da Colômbia. (Foto: Jean-Marie Prival/Flickr)

Bogotá – A Venezuela entrou com uma ação contra a Colômbia perante a Organização Mundial do Comércio (OMC) por supostas medidas que restringem o comércio de combustíveis líquidos. O governo colombiano informou que responderá com “rigor”.

“Estamos muito impressionados com um país como a Venezuela, com o qual hoje nós praticamente não temos comércio devido às múltiplas restrições que nos impôs, seja quem nos demande por supostas restrições, mais ainda que o faça perante o mais alto órgão multilateral de negociação, onde ele não tem sido ativo”, afirmou a vice-ministra de Comércio Exterior da Colômbia, Laura Valdivieso.

Ela ressaltou que a Venezuela era tradicionalmente o segundo parceiro comercial da Colômbia até atingir seu máximo histórico em 2008, quando as exportações somaram US$ 6 bilhões. “Na ocasião, a Venezuela representava
17% do destino das exportações colombianas e, após uma queda sustentada, hoje é de apenas 0,8%”, disse Valdivieso.

De acordo com a denúncia apresentada pela Venezuela, a Colômbia teria imposto medidas que limitam a distribuição de combustíveis líquidos importados da Venezuela aos municípios e às populações das regiões de fronteira, como La Guajira, Norte de Santander, Arauca, Vichada e Guainía.

“Vale a pena esclarecer que as medidas adotadas por esse país foram emitidas entre 2001 e 2008, e uma delas em 2017, mas só agora eles exercem ações judiciais”, afirmou a vice-ministra.

Valdivieso indicou que dará prioridade a esta nova reivindicação contra o país na OMC. “Vamos exercitar um defesa de ferro, como fizemos em oportunidades anteriores. A Venezuela tem todo direito de exercer essa ação e nós defenderemos os interesses do país, mostrando que não incorremos em nenhuma violação aos regulamentos da OMC com o rigor e a veemência que o caso merece”, enfatizou ela.

Tradução: Cristiana Euclydes

Deixar um comentário