Colômbia está ganhando impulso e deve crescer 3,6% em 2019, diz FMI

Por Julieta Marino

Buenos Aires – A economia da Colômbia está ganhando impulso e deve crescer cerca de 3,6% em 2019 e 2020, diante de políticas econômicas acomodatícias, uma reforma tributária favorável ao investimento, despesas com infraestrutura e melhores balanços contábeis de empresas, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI) em relatório ao finalizar a consulta do Artigo IV no país.

Bandeira da Colômbia. (Foto: Jean-Marie Prival/Flickr)

“Enquanto as perspectivas permanecem favoráveis, os desequilíbrios externos ampliaram-se e a economia continua vulnerável a vários riscos, como menor crescimento global, um endurecimento das condições financeiras e as contínuas pressões imigratórias da Venezuela”, diz o relatório.

O FMI indicou que o compromisso das autoridades com a sustentabilidade fiscal deve ser complementado por reformas estruturais para salvaguardar os gastos sociais e o investimento público. O FMI incentivou esforços para expandir a base tributária, melhorar a administração tributária, eliminar regimes de preferenciais para empresas, reformar o subsídio para energia e fortalecer a seleção e avaliação de projetos investimento.

Segundo o relatório, o FMI elogiou a convergência da inflação para a meta de 3% e ancoragem contínua das expectativas de inflação. Além disso, disse que a posição atual da política monetária é apropriada “mas deve ser ajustada se o crédito e a recuperação econômica se recuperarem conforme o projetado”. O FMI também elogiou o programa de acumulação de reservas do banco central, como um passo proativo para manter as reservas externas.

Por fim, o FMI solicitou à Colômbia que realize uma reforma no sistema de pensões que melhore a cobertura e a progressividade, e expressou satisfação com a abordagem do Plano Nacional de Desenvolvimento, pedindo a sua firme implementação. Além disso, o FMI elogiou as autoridades pela ajuda humanitária prestada aos imigrantes da Venezuela.

Tradução: Cristiana Euclydes

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com