China nega que quer acordo com EUA para conter desaceleração econômica

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – A China disse que os Estados Unidos estão enganando as pessoas ao afirmar que os chineses querem chegar a um acordo comercial por causa da desaceleração do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) chinês.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da China, Xi Jinping. Foto: Divulgação/ Casa Branca

“Quanto a alegações dos Estados Unidos de que ‘devido à desaceleração econômica, a China quer chegar a um acordo com os Estados Unidos’, isso é completamente enganoso”, disse o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China, Geng Shuang.

“A conclusão de um acordo econômico e comercial não é, de modo algum, um apelo unilateral do lado chinês. O lado dos Estados Unidos também tem essa demanda”, disse Geng, em coletiva de imprensa regular.

Ontem, o presidente norte-americano, Donald Trump, disse que as empresas estão deixando a China por causa das tarifas dos Estados Unidos, e por isso o país quer fazer um acordo. Os dados mostraram que o PIB chinês cresceu 6,2% no segundo trimestre deste ano em base anual, seu menor nível em 27 anos.

No final de junho, Trump e o presidente da China, Xi Jinping, concordaram com uma trégua tarifária e em retomar as negociações comerciais para chegarem a um acordo. As conversas foram interrompidas em maio, quando os Estados Unidos aplicaram taxas de 25% a US$ 250 bilhões em bens importados chineses.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com