China não sabe de planos dos Estados Unidos de continuar negociações comerciais

Foto: futureatlas.com/Flickr

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – A China não sabe dos planos dos Estados Unidos de retomaram as negociações comerciais entre os dois países, disse o porta-voz do Ministério do Comércio chinês, Gao Feng, em coletiva de imprensa regular.

“O lado chinês não sabe dos planos do lado dos Estados Unidos de vir para a China para as negociações”, disse ele. Ontem, o secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, afirmou que vai à Pequim num “futuro próximo” para retomar as negociações com a delegação chinesa. “

Na décima primeira rodada de consultas econômicas e comerciais de alto nível entre China e Estados Unidos, os dois lados tiveram trocas francas e construtivas”, disse Gao, em referência às conversas da semana passada, em Washington.

“No entanto, é lamentável que o lado dos Estados Unidos tenha aumentado
unilateralmente os atritos comerciais, o que prejudicou seriamente as
negociações”, disse o porta-voz. Na sexta-feira passada, Washington aplicou
taxas de 25% sobre US$ 250 bilhões em bens importados chineses.

Em retaliação, Pequim anunciou na segunda-feira tarifas de até 25% sobre US$ 60 bilhões em produtos norte-americanos a partir de primeiro de junho. Ontem, os Estados Unidos colocaram a empresa chinesa Huawei em uma lista negra que a proíbe de fazer negócios com companhias norte-americanas, aumentando as tensões comerciais.