China inicia preparativos para importar soja e gás dos EUA, diz Trump

05/12/2018 12:17:39

Por: Carolina Gama / Agência CMA

Bandeiras

(Foto: futureatlas.com/Flickr)

São Paulo – O encontro do presidente norte-americano, Donald Trump, com o líder chinês, Xi Jinping, no final de
semana já está dando resultados. Segundo o chefe da Casa Branca, Pequim já iniciou os preparativos para retomar as importações de soja e gás natural liquefeito dos Estados Unidos.

Trump disse que esse é um sinal forte enviado pelos chineses ao retornar do encontro na Argentina, no final de semana. “Não quero parecer ingênuo, mas acredito que o presidente Xi foi sério em cada palavra que disse em nossa longa e esperançosa reunião histórica. Todos os assuntos foram discutidos”, afirmou Trump em mensagem no Twitter.

Entre os assuntos discutidos, ele citou a promessa da China de criminalizar a venda de Fentanyl, usado como medicação para a dor e que é mais potente que a morfina e a heroína.

Os Estados Unidos aceitaram no final de semana deixar tarifas sobre US$ 200 bilhões em produtos chineses em 10%. Se depois de 90 dias os países não conseguirem chegar a um acordo comercial, essa taxa passará a 25%, segundo a Casa Branca. As negociações abordarão a transferência de tecnologia forçada e a propriedade intelectual.

Deixar um comentário