China está decepcionando sobre compra de produtos agrícolas, diz Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da China, Xi Jinping. Foto: Divulgação/ Casa Branca

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse a China está decepcionando, ao deixar de cumprir sua promessa de comprar mais produtos agrícolas norte-americanos, como parte da retomada das negociações comerciais entre os dois países.

“O México está indo muito bem na fronteira, mas a China está nos decepcionando porque não compraram os produtos agrícolas de nossos grandes agricultores que eles disseram que fariam. Espero que eles comecem em breve!”, disse Trump, no Twitter.

No final de junho, Trump e o presidente chinês, Xi Jinping, concordaram com uma trégua tarifária e em retomar as negociações comerciais para chegarem a um acordo. Na ocasião, Trump exigiu que a China aumentasse as compras de agricultores norte-americanos mesmo durante a negociação.

Ontem, o representante de Comércio dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, falaram ao telefone com o vice-premiê da China, Liu He, aumentando as expectativas por um encontro presencial em breve.

As rodadas de conversas entre os dois lados foram interrompidas em maio, quando a negociação em Washington terminou sem acordo e com os Estados Unidos aplicando taxas de 25% a US$ 250 bilhões em bens importados da China.