China critica “rumores” e “mentiras” sobre laços de Huawei e governo

Foto: Freeimages.com/ Gary Tamin

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – A China disse que autoridades norte-americanas inventaram rumores e mentiras sobre possíveis ligações da empresa chinesa Huawei Technologies e o governo do país.

“Há algum tempo, certos políticos dos Estados Unidos têm continuamente fabricado rumores sobre a Huawei sem oferecer nenhuma evidência convincente como solicitado por outros países”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lu Kang.

Ontem, o secretário de Estado Norte-americano, Mike Pompeo, disse que a Huawei está ligada ao governo da China e ao Partido Comunista do país, e que essa conectividade coloca a informação norte-americana que atravessa as redes em risco.

“Tem havido uma cada vez mais crítica internas nos Estados Unidos sobre as flutuações do mercado e as interrupções na cooperação industrial causadas pela guerra comercial e pela guerra da ciência e tecnologia iniciada pelos Estados Unidos”, afirmou o porta-voz.

Segundo ele, “políticos norte-americanos, que tentam enganar o público com mentiras arbitrárias, estão agora tentando incitar um conflito ideológico”. A Huawei tem sido alvo de uma campanha de Trump para marginalizá-la nos mercados globais, acusando-a de espionagem e de representar riscos à segurança. A empresa nega as acusações.