China confirma que Liu He vai aos EUA esta semana

São Paulo – O Ministério do Comércio da China confirmou que o vice-primeiro-ministro do país, Liu He, visitará Washington entre os dias 9 e 10 de maio para continuar as negociações comerciais com a delegação dos Estados Unidos.

Por meio de uma nota breve, o ministério informou que a viagem será a convite do representante comercial dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, e do secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, e que esta será a décima primeira rodada de negociações sobre questões econômicas e comerciais.

No domingo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou aumentar de 10% para 25% as tarifas a US$ 200 bilhões em bens importados da China a partir da próxima sexta-feira, e disse que iria taxar em breve outros US$ 325 bilhões em bens. Segundo Trump, as negociações comerciais entre os dois lados estão avançando muito lentamente.

A medida levantou questionamentos sobre a participação chinesa nas conversas sobre comércio desta semana. O Ministério de Relações Exteriores da China já havia dito ontem que a delegação do país ainda se preparava para participar das reuniões nos Estados Unidos. 

Ontem no final do dia, falando a repórteres, Lighthizer acusou a China de “renegar” compromissos já firmados nas negociações em curso, citando que houve uma “erosão nos compromissos”, sem dar mais detalhes. Ele confirmou que o aumento de tarifas está programado para esta sexta-feira.

Cristiana Euclydes / Agência CMA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com