Chances de Brexit sem acordo estão subestimadas, diz Barclay

Foto: Divulgação/ Serviço Audiovisual da Comissão Europeia

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O secretário do Reino Unido para o Brexit, Steve Barclay, disse que as chances de uma saída do país da União Europeia (UE) sem acordo estão subestimadas, mas que um acordo ainda é o objetivo do governo britânico.

“Eu acho que uma saída sem acordo está subestimada. Ainda é intenção deste governo e a intenção de ambos os candidatos à liderança buscar um acordo e eu acho que é a vontade de muitos membros do Parlamento que haja um acordo”, disse ele, a um comitê do Parlamento do país.

O acordo fechado entre a primeira-ministra britânica, Theresa May, e autoridades de Bruxelas foi rejeitado três vezes no Parlamento do país, o que levou a premiê a anunciar sua renúncia, em maio. Ela permanece no cargo até que um sucessor seja definido, o que está previsto para o dia 23 de julho.

A disputa está entre Boris Johnson, o favorito, e Jeremy Hunt. Em um debate realizado esta semana, os dois candidatos se posicionaram contra o “backstop” irlandês, um mecanismo que faz parte do acordo de saída e visa a evitar a fronteira física entre a Irlanda do Norte e a Irlanda. A UE já disse que a questão não é negociável.

A saída do Reino Unido do bloco europeu foi adiada duas vezes e a data atual para formalizar o divórcio é 31 de outubro.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com