Chanceler do México e dos EUA se reunirão amanhã para discutir tarifas

Secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo. Foto: Divulgação/ State Department

Por Julieta Marino

Buenos Aires – O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, anunciou que na quarta-feira haverá uma reunião entre o chanceler mexicano Marcelo Ebrard e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, em Washington, para procurar uma solução para a possível
imposição de tarifas pelo país norte-americano.

Na sua coletiva de imprensa habitual da manhã, o presidente disse que está otimista. “Eu acho que a reunião de amanhã será importante e que vamos chegar a um acordo antes de 10 de junho, antes de que essa tarifa entre em vigor ou seja imposta, porque há indícios de que é importante para as autoridades dos Estados Unidos que haja um acordo”, acrescentou.

“De Washington, eu informei que avançamos em reuniões com membros do
gabinete, ‘think thanks’, setor privado e especialistas. Nos esforçaremos
para encontrar um entendimento. É factível e desejável”, disse Ebrard, em
publicação no Twitter.

Ontem, numa coletiva de imprensa, o chanceler mexicano disse que “sem os importantes esforços mexicanos em questões de imigração, os Estados Unidos receberiam mais 250 mil migrantes, apenas em 2019. Se a lamentável imposição de tarifas for implementada, os fluxos seriam ainda mais numerosos e ambas as economias seriam menos competitivas no exterior e menos próspero no interior”.

Na semana passada, o governo dos Estados Unidos indicou que aplicaria uma tarifa de 5% sobre os produtos importados do México a partir de 10 de junho, e vai deixar a taxa em vigor enquanto houver imigrantes ilegais entrando em território norte-americano pelo país vizinho, conforme anunciado pelo presidente Donald Trump.

Tradução: Cristiana Euclydes

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com