Boris Johnson lidera terceira votação para ser líder conservador no Reino Unido

Por Carolina Pulice

Ex-prefeito de Londres, Boris Johnson

São Paulo – O ex-prefeito de Londres e candidato à líder do partido Conservador e a à primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, conquistou a maioria dos votos na terceira votação seguida do partido, se aproximando de se tornar líder do país em meio ao Brexit processo de separação da União Europeia.

“Obrigado mais uma vez aos amigos e colegas pelo apoio na terceira votação – especialmente no meu aniversário. Já atravessamos um longo caminho, mas ainda temos mais pela frente”, afirmou em seu Twitter.

Com 143 votos, Johnson liderou a terceira votação para a escolha do líder do partido Conservador. Em segundo lugar estava o Secretário de Estado do Reino Unido para os Assuntos Externos, Jeremy Hunt (com 54 votos), e o ministro da Justiça, Michael Gove (com 51 votos). O Secretário de Estado para os Assuntos Internos, Sajid Javid ficou em quarto lugar, permanecendo na disputa para a escolha. O candidato Rory Stewart foi eliminado, após conquistar somente 27 votos.

As votações do partido Conservador ocorrem desde o dia 16, e têm como objetivo afunilar o número de candidatos à liderança do partido. A votação para escolher três candidatos acontece amanhã e, segundo o jornal britânico “The Guardian”, pode ocorrer uma nova votação na parte da tarde para a escolha de somente dois candidatos. A votação final deve ocorrer no fim de julho.

Ao liderar as três votações seguidas, Boris Johnson se mostra como favorito para conquistar o cargo. Ele, porém, é considerado por alguns como radical ao falar sobre o Brexit, uma vez que propõe uma saída sem acordo. O Reino Unido deve deixar o bloco europeu até o dia 31 de outubro.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com