Boris Johnson e Jeremy Hunt vão disputar cargo de premiê do Reino Unido

Ex-prefeito de Londres. Boris Johnson. Foto: Arno Mikkor (EU2017EE)

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O ex-ministro de Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson, e o atual ministro da pasta, Jeremy Hunt, vão disputar o cargo de primeiro-ministro britânico e de próximo líder do Partido Conservador no final do mês.

Johnson venceu ontem a quarta rodada do processo de seleção, e obteve 160 votos, dos 313 deputados com participação na votação. Hunt ficou em segundo lugar, com 77 votos, e o atual ministro da Justiça britânico, Michael Gove, recebeu 75 votos foi eliminado do pleito.

Agora, os membros do partido, estimados em cerca de 160 mil pessoas, vão eleger o vencedor entre os dois finalistas em uma votação no final de julho. A atual premiê britânica, Theresa May, anunciou sua renúncia no dia 8 de junho, e permanece no cargo até que seu sucessor seja definido.

“Estou profundamente honrado por ter conseguido mais de 50% dos votos”, disse Johnson, no Twitter. “Obrigado a todos pelo seu apoio! Estou ansioso para sair em todo o Reino Unido e definir o meu plano para entregar o Brexit, unir o nosso país e criar um futuro melhor para todos nós”, afirmou. Ele venceu todas as rodadas de votação do processo, e é o favorito para ocupar o cargo de May.

Hunt também agradeceu ao apoio para ser um dos finalistas. “Agradeço muito aos meus colegas que me apoiaram para chegar até aqui”, afirmou, no Twitter. “A campanha começa agora”, disse Hunt, que prometeu “entregar o Brexit e turbinar nossa economia”. Os dois finalistas vão participar de um debate no dia 9 de julho.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com