Boris Johnson diz estar preparado para Brexit sem acordo

Por Carolina Gama

São Paulo – O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, afirmou irá cumprir o desejo do povo britânico de sair da União Europeia (UE) ainda que para isso seja necessária uma separação sem acordo.

Primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson. Foto: Divulgação/ Boris Johnson

“O povo britânico manifestou seu claro desejo de sair da UE e essa vontade será respeitada. Eu gostaria de sair com um acordo com Bruxelas, mas se isso não for possível, deixaremos o bloco sem acordo”, disse.

Falando em seu primeiro discurso como primeiro-ministro, Johnson afirmou que acelerará os preparativos para que o Brexit – como é conhecido o processo de separação da UE – aconteça em 31 de outubro deste ano como o previsto.

O novo premiê britânico também falou sobre a polêmica envolvendo a solução backstop, um sistema que evitaria uma fronteira física entre a Irlanda do Norte – território britânico – e a República da Irlanda – integrada a UE.

Com o backstop, a Irlanda do Norte permaneceria na união alfandegária por um período temporário. “A solução backstop acaba aqui”, disse.

No discurso, Johnson enfatizou que seu governo terá um pacote econômico para apoiar empresas, a criação de empregos e acelerar a produtividade. Além disso, ele afirmou que priorizará acordos de livre-comércio na sua gestão.

“Vou garantir um futuro próspero para os britânicos. O Reino Unido passará por uma transformação para melhor”, acrescentou.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com