Bolsonaro demite Vélez do MEC e nomeia Weintraub como ministro

São Paulo – O presidente Jair Bolsonaro confirmou a demissão do até então ministro da Educação, Ricardo Vélez, e nomeou como novo ocupante do cargo o professor universitário Abraham Weintraub. “Abraham é doutor, professor universitário e possui ampla experiência em gestão e o conhecimento necessário para a pasta. Aproveito para agradecer ao Prof. Vélez pelos serviços prestados”, disse Bolsonaro em sua conta no Twitter.

O presidente Jair Bolsonaro. (Foto: Marcos Corrêa/PR)

A demissão de Vélez era amplamente esperada e chegou a ser antecipada pela imprensa, embora tenha sido posteriormente desmentida por Bolsonaro, que por sua vez disse na última sexta-feira (5) que poderia exonerar o ministro do cargo nesta semana.

O até então ministro se envolveu em várias polêmicas durante seu breve período no Ministério da Educação (MEC), mas duas delas ganharam mais atenção da imprensa.

Vélez enviou comunicado às escolas com o slogan da campanha presidencial ordenando que os alunos fossem filmados cantando o hino nacional e declarou que os livros didáticos precisavam ser revisados para contar “uma versão da história mais ampla” a respeito do golpe militar em 1964.

Os rumores de que Vélez seria demitido, no entanto, ganharam força após ele participar de uma audiência na Câmara dos Deputados em que foi duramente criticado pela oposição, que o acusou de ser despreparado para o cargo e de não apresentar proposta concreta para a Educação. Também questionaram a competência e as intenções de Vélez por causa das várias demissões no alto escalão do MEC durante os últimos meses.

Na ocasião, o então ministro disse que não renunciaria ao cargo. “Não vou sair”, disse ele. “É um abacaxi do tamanho de um bonde, mas quero retribuir ao País onde fui professor por 30 anos”, afirmou.

Vélez foi o segundo ministro de Bolsonaro a ser exonerado do governo em menos de 100 dias da atual administração. O primeiro foi Gustavo Bebianno, que ocupava a secretaria-geral da Presidência da República.

Gustavo Nicoletta / Agência CMA ([email protected])

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com