Bolsa sobe e dólar cai em dia de dados externos positivo e calmaria política

São Paulo – O Ibovespa iniciou o mês de abril em alta e subiu pelo terceiro pregão consecutivo, fechando com ganhos de 0,67%, aos 96.054,45 pontos. O índice refletiu os dados mais fortes do que o esperado da indústria chinesa e um cenário político mais benigno, que favorece o andamento da reforma da Previdência. Porém, desacelerou ganhos ao longo do dia com ações da Petrobras e do Itaú Unibanco. O volume total negociado foi de R$ 14,3 bilhões.

O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial da China subiu para 50,8 pontos em março, retornando para o território de expansão. Somou-se a isso o maior otimismo com ida de uma comitiva chinesa para os Estados Unidos para retomar as negociações comerciais, após o inverso ter ocorrido na semana passada.

Com isso, os temores de uma desaceleração da economia chinesa e global arrefeceram hoje, fazendo os principais mercados acionários fecharem em alta e ajudando os preços do minério de ferro a subirem 2,80% na bolsa chinesa da Dalian. Essa alta do minério refletiu nas ações da Gerdau (GGBR4 6,21%), Gerdau Metalúrgica (GOAU4 6,19%), CSN (CSNA3 4,12%) e Vale (VALE3 3,28%), que ficaram entre as maiores altas do índice.

No front político, segue a manutenção de expectativas positivas sobre a reforma da Previdência, após a aparente trégua entre o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e o presidente Jair Bolsonaro. Também há grande expectativa sobre a visita do ministro da Economia, Paulo Guedes, à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) na quarta-feira, com esperança de que se tudo correr bem na comissão o Ibovespa possa ir aos poucos voltando a se aproximar dos 100 mil pontos. A CCJC é a primeira comissão a analisar a reforma, onde pode ser votada no dia 17 de abril.

No entanto, os papéis da Petrobras (PETR3 -0,89%; PETR4 -0,21%) passaram a cair com mais força ao longo dia, fazendo o Ibovespa reduzir ganhos, e apesar da alta de mais de 2% dos preços do petróleo. Segundo o analista da Guide Investimentos, Rafael Passos, algumas notícias trouxeram ruídos e podem ter contribuído para a queda, entre elas a informação de que o ministro de Energia de Israel, Yuval Steinitz, indicou que a Petrobras participará do leilão de áreas de gás natural no país, informação que não foi confirmada pela Petrobras. O presidente Jair Bolsonaro está em visita à Israel.

Além disso, o analista destacou a queda das ações do Itaú Unibanco (ITUB4 -0,72%), que mostraram maior fraqueza frente aos seus pares hoje, embora não existam novidades sobre a companhia. Já as maiores quedas do Ibovespa ficaram com as ações da Kroton (KROT3 -2,36%), da Rumo (RAIL3 -2,19%) e da Ecorodovias (ECOR3 -1,98%).

Nos próximos dias, o foco deve continuar nas negociações comerciais sino-americanas e no andamento da reforma da Previdência, especialmente na ida de Guedes à CCJC na quarta-feira. “Acredito que o Ibovespa pode retomar um pouco de fôlego dependendo de como forem as perguntas e respostas durante a visita de Guedes na CCJC, mas acho que ele está bem preparado e convicto do projeto. Depois disso, a atenção será para a votação na comissão. Tudo correndo bem o índice pode ir aos 98, 99 mil pontos”, afirmou o gerente da mesa de operações da H.Commcor, Ari Santos.

O cenário político mais positivo no Brasil e dados mais forte sobre a economia da China fizeram o dólar comercial encerrar a sessão de hoje com queda de 1,04%, cotado a R$ 3,8760 para venda. Para amanhã, o viés segue de queda caso nenhuma noticia negativa seja divulgada tanto sobre a política quanto pelo lado econômico.

“Hoje o dólar seguiu o movimento mundial com a economia da China dando sinais mais positivos. O lado político está mais favorável e o dólar encontrou um equilíbrio. Amanhã ainda tem espaço para cair mais um pouco se nada negativo acontecer”, explicou o gestor de investimentos Paulo Petrassi, que disse ainda que para a semana é preciso ficar nos dados do payroll.

Nos Estados Unidos, na sexta-feira, será divulgado o número de empregos criados ou perdidos pela economia (payroll) e a taxa de desemprego referentes a março serão publicados às 9h30 pelo Departamento do Trabalho.

Hoje, na China, foi informado que o índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial do país subiu para 50,5 pontos em março, após os 49,2 pontos de fevereiro, retornando ao território de expansão após três meses seguidos de contração, segundo dados divulgados pelo departamento oficial de estatísticas do país.

“Bolsonaro [Jair, presidente do Brasil] está em Israel e precisamos que ele não fale nada polêmico para não voltar a piorar o cenário político aqui dentro e o governo seguir com a reforma da Previdência”, acrescentou Petrassi.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com