BCE pode atualizar guidance sobre alta nos juros, diz membro

15/05/2018 12:04:18

Por: Cristiana Euclydes / Agência CMA

Sede do Banco Central Europeu, em Frankfurt (Divulgação/BCE)

São Paulo – O Banco Central Europeu (BCE) pode revisar suas orientações sobre o momento da primeira alta nas taxas de juros, uma vez que o programa de compra de ativos se aproxima do fim, disse o membro do conselho do BCE, François Villeroy de Galhau, em discurso ontem.

“Com o fim de nossas aquisições de ativos se aproximando, nossa postura dependerá mais de nosso forward guidance sobre as taxas de juros”, disse ele. O chamado “forward guidance” é o trecho do comunicado de política monetária que indica o viés das próximas ações do banco.

“No que diz respeito ao primeiro aumento dos juros, poderíamos dar orientações adicionais sobre o momento [em que será feito]”, afirmou, acrescentando que o comunicado do BCE continuará oferecendo o forward guidance para evitar volatilidade na curva de juros.

Os comentários de Villeroy de Galhau levaram para cima os juros de títulos públicos europeus.

Na reunião mais recente, de abril, o BCE manteve inalteradas suas três principais taxas de juros e também não fez modificações no programa de compra de ativos, que deve durar até setembro. O banco ressaltou que pode prolongar o programa para além do previsto, se necessário, para alcançar a meta de inflação de 2%.

Edição: Pâmela Reis (pamela.reis@cma.com.br)

Deixar um comentário