BC russo corta taxa de juros em 0,25 pp, para 7,50%

09/02/2018 14:33:57

Por: Cristiana Euclydes / Agência CMA

Foto: Derek Law/Flickr

São Paulo – O banco central da Rússia cortou a taxa referencial de juros em 0,5 ponto percentual (pp), passando-a de 7,75% para 7,50%, argumentando que a inflação tem se mantido bem abaixo da meta de 4%, enquanto a economia desacelerou.

Segundo o banco central, as expectativas de inflação estão diminuindo progressivamente, assim como os riscos inflacionários no curto prazo. Porém, os riscos ao crescimento econômico elevaram-se. “A incerteza sobre a situação nos mercados financeiros globais aumentou”, afirmou.

Para a instituição, a inflação não deve ultrapassar a meta este ano. A taxa desacelerou para 2,2% em janeiro em base anual, de 2,5% em dezembro. “Nesse ambiente, o Banco da Rússia continuará a reduzir a taxa básica de
juros e poderá completar a transição de uma política monetária moderadamente apertada para uma política monetária neutra em 2018”, diz o comunicado.

Com relação ao crescimento da economia, houve uma desaceleração no quarto trimestre de 2017, mas os motivos não estão claros devido a fatores temporários. O banco destacou que a produção industrial recuperou-se e a confiança das empresas está alta, apoiada pela demanda doméstica, na medida em que os salários crescem e que a economia global se expande.

Edição: Pâmela Reis (pamela.reis@cma.com.br)

Deixar um comentário