BC português corta projeção de crescimento para 2020

Por Carolina Pulice

São Paulo – O Banco de Portugal diminuiu a projeção de crescimento do país para 2020, citando a desaceleração do comércio internacional como um dos principais motivos para tal baixa.

O banco central português projetou um Produto Interno Bruto (PIB) de 1,7% para 2019, mesma previsão publicada em março deste ano, mas diminuiu a projeção para 2020, de 1,7% para 1,6%.

“A revisão em baixa em 2020 reflete as novas hipóteses de enquadramento internacional, em particular uma procura externa dirigida às empresas portuguesas inferior à antecipada em março”, aponta o texto.

A instituição disse ainda que prevê uma “moderação do ritmo da expansão da economia mundial” ao longo de 2019, e que por isso o comércio e a atividade na indústria podem mostrar uma desaceleração.

O banco ressalta que a economia portuguesa mostra uma fase de maturação econômica, atingindo o pico de um ciclo. “O crescimento projetado para a atividade econômica ao longo do horizonte reflete a maturação do ciclo econômico e constrangimentos a um maior crescimento potencial”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com