BC da Índia reduz juros pela 3ª vez seguida

Por Gustavo Nicoletta

O presidente do banco central da Índia, Shaktikanta Das, durante entrevista coletiva. (Foto: Divulgação/Banco de Reserva da Índia)

São Paulo – O banco central da Índia reduziu a taxa básica de juros do país pela terceira vez consecutiva, de 6,00% para 5,75% – o menor nível desde 2010 -, e apontou que “os impulsos ao crescimento se enfraqueceram significativamente”, sugerindo que mais afrouxamento da política monetária pode estar a caminho.

“Uma desaceleração acentuada na atividade de investimentos, juntamente com a contínua moderação no crescimento do consumo privado, são motivo de preocupação”, disse o banco central no comunicado com a decisão sobre os juros.

“A trajetória da inflação continua abaixo da meta do comitê de política monetária mesmo depois de se levar em consideração a transmissão esperada dos últimos dois cortes nos juros. Portanto, há espaço para o comitê acomodar os receios com o crescimento apoiando os esforços para impulsionar a demanda agregada e, em particular, revigorar a atividade do investimento privado”, acrescentou a instituição no documento.

Segundo a consultoria Capital Economics, o comunicado sugere que na próxima reunião do banco central, em agosto, deve haver um novo corte na taxa básica de juros da India, de 0,25 ponto porcentual, embora haja risco de uma redução ainda maior.

“Continuamos achando que uma redução maior seria um erro. A taxa já está no menor nível desde 2010. Além disso, embora pareça que a economia enfraqueceu nos últimos meses, a extensão desta fraqueza está aberta a debates. Pesquisas mostram que a capacidade ociosa continua limitada e que os empréstimos bancários estão crescendo no maior ritmo em cinco anos”, disse Shilan Shah, economista sênior da Capital Economics para a India.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com