BC da Índia mantém taxa de juros estável em 6%

06/12/2017 11:20:22

Por: Pâmela Reis / Agência CMA

São Paulo – O Banco de Reserva da Índia (RBI, o banco central do país) manteve a taxa referencial de juros do país em 6% e afirmou que a decisão é consistente com uma postura neutra de política monetária, a fim de alcançar a meta de inflação de 4%, com tolerância de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, além de impulsionar o crescimento.

No entanto, o banco fez um alerta sobre a aceleração da inflação no país. Em outubro, o índice de preços ao consumidor subiu 3,58% em base anual, a maior alta em sete meses, e houve um aumento considerável nos preços imobiliários. As expectativas de inflação também aumentaram tanto para o horizonte de três meses como para o de um ano.

O RBI estima que inflação fique entre 4,3% e 4,7% no terceiro e quarto trimestres deste ano fiscal, que se encerra em março. “A trajetória crescente precisa ser cuidadosamente monitorada”, diz comunicado do banco, lembrando que os preços de alimentos e combustíveis subiram em novembro e que qualquer aumento adicional pode elevar ainda mais as expectativas de inflação.

“Tendo em mente a dinâmica do hiato de produção, o comitê decidiu continuar com uma postura neutra para a política monetária e observar os dados futuros cuidadosamente”, diz o RBI. “O comitê continua comprometido em manter a inflação perto de 4% de forma durável”.

 

Deixar um comentário